domingo, 16 de agosto de 2015

Bolinho de Frango Capotado

Bastante comum na região de Capão Bonito é o famoso "Bolinho de frango" ou "Capotado", sendo encontrado em quase todos os bares e lachonetes do municipio, segundo informações históricas dos antigos esse bolinho surgiu no atual distrito do Gramadinho municipio de Itapetininga e foi bastante difundido pelos viajantes que paravam para tomar um café. 

Bolinho de frango Capotado


Histórico

É provável que o bolinho de frango tenha surgido por volta de 1905, pela familia do Sr. Odilon, famoso comerciante que fez a fama vendendo os bolinhos em seu comércio localizado as margens da Rodovia SP - 127 que liga Itapetininga a Capão Bonito,  ja faz alguns anos que o Sr. Odilon faleceu mas hoje o comércio é administrado por um de seus descendentes. 
No ano de 1985 o jornal "O Estado de São Paulo" fez uma matéria a respeito do bolinho de frango do Gramadinho, segue abaixo: 

Faz 80 anos que o bolinho de frango sustenta a família Bicudo-Freitas, moradora no distrito de Gramadinho, lugarejo que fica a 23 quilômetros de Itapetininga, no interior do Estado de São Paulo. A família faz bolinhos e vende e, nessas oito décadas, muita gente famosa provou o bolinho e gostou, fazendo com que sua fama ultrapassasse os limites do município, do Estado e até mesmo do Brasil.
“O bolinho foi o carro-chefe de meus negócios”. Assim diz Odilon de Freitas, 72 anos, agora completamente realizado e com situação econômica satisfatória, ao lado de seus 10 filhos, cinco homens e cinco mulheres, 23 netos e 3 bisnetos.
Durante 40 anos, em seu bar – São Cristóvão -, naquele distrito de pouco mais de 1.200 habitantes, ele vende bolinho de frango, feito pelas mãos hábeis de sua esposa, antônia Deoclécia. Nesse mesmo lugar –de 1905 a 1940 -, seu sogro Paulino Bicudo, em um pequeno armazém, além de secos e molhados, vendia também os bolinhos que fazia aos viajantes que conduzindo tropas de burros, seguiam para São Paulo, procedentes do Rio Grande do Sul. Com o surgimento da estrada, o armazém tornou-se parada obrigatória de ônibus, cujos passageiros ali se alimentavam. O bolinho de frango, feito com carinho, era o prato principal e foi ganhando fama a ponto de muitos levarem-no sob encomenda.
Feito com frango caipira, bem limpo, e tendo como ingredientes polvilho, ovos, cheiro-verde e manjerona, além de farinha de milho de monjolo, o bolinho continua fazendo sucesso até hoje, desde que Paulino Bicudo o lançou no mercado”. Odilon lembra que os ônibus internacionais que seguiam para Argentina e Uruguai, mesmo que já tivessem parado em Itapetininga ou Capão Bonito, para as refeições, estacionavam por alguns minutos ali para que os passageiros comprassem aquele delicioso petisco. Recorda-se também que políticos como Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Adhemar de Barroas, Costa e Silva e Laudo Natel, além de Luiz Carlos Prestes – em 1932 – comeram bolinho de frango em Gramadinho, isto sem contar artistas de teatro, rádio e televisão, que “gostaram muito da iguaria”.
Um dos filhos de Odilon, o Cristóvão, lembra com emoção que, estando uma vez nas ruas de Assunção, foi surpreendido por um paraguaio que perguntou pelo bolinho de frango de Gramadinho e também quando funcionário conduzido num carro oficial da Argentina, “mandou fritar quase duas dúzias de bolinhos para leva-los de presente ao então presidente Juan Domingos Peron”.
Odilon Freitas garante que poderá deixar tranquilo o negócio e transferi-lo para qualquer de seus dez filhos “sem que o bolinho sofra qualquer alteração”, porque “todos eles sabem a receita e continuarão no ramo...”.
Gramadinho, que vive exclusivamente da agricultura, com destaque para o milho, está localizado ás margens da rodovia Bandeirantes, entre Itapetininga e São Miguel arcanjo, a SP-127, que liga o Planalto ao Litoral Sul do País. 




"O Estado de São Paulo" edição de 28/11/1985





Receita 

A receita do famoso bolinho de frango do Gramadinho usada pela Dona Antonia Deoclécia era esta:
  • Ingredientes:
1 frango “caipira” grande
3 litros de farinha de milho – ela mesma fazia no seu próprio monjolo -
150 gramas de polvilho
3 ovos - de galinha caipira
cheiro verde
salsa
manjerona
cebolinha verde
alfavaca à vontade
sal a gosto
gordura ou óleo vegetal de boa qualidade.
  • Preparo:
Picar o frango em pedaços iguais - lavar bem, temperar, com cebola e sal e  colocar para cozinhar com bastante água. 
Essa água depois será utilizada como molho. 
Enquanto o frango cozinha, prepara-se a massa.
  • Massa: 
Comece, umedecendo a farinha, colocando-a amontoada no centro de uma bacia grande.
Dentro da bacia, coloque de um lado o polvilho e os ovos e, de outro, o cheiro verde e demais temperos. 
Quanto o frango já estiver cozido, pegue a água utilizada no cozimento (molho), deixe esfriar e então junte aos temperos.
A seguir, misture tudo ao polvilho  e à farinha umedecida.
Amasse bem, até que a mistura ganhe uma boa consistência.
Com uma escumadeira, pegue um pouco de massa e sobre ela coloque um dos pedaços de frango, cobrindo-o totalmente de massa com a ajuda de uma colher.
Prepare os pedaços de frango dessa maneira, formando os bolinhos, e coloque-os a fritar em fogo brando.
Não coloque muitos bolinhos para fritar ao mesmo tempo, porque eles poderão grudar e estragar.
O fogo, que começou brando, com a gordura não muito quente, deve ser aumentado gradativamente até que os bolinhos estejam bem fritos. 

(Jornal "O Estado de São Paulo" edição de 27 de Novembro de 1985)

2 comentários :

  1. É uma delícia. Viajava com caminhão e sempre que podia parava numa barraca na Beira da estrada na região ali para comer... hoje não viajo mais, mais da muita vontade de ir comer...

    ResponderExcluir
  2. Nasci em Apiaí em 1928, quando meus pais mudaram-se, durante a revolução constitucionalista de 1932 para o então Distrito de Guapiara, onde vivemos e nos tornamos adultos. Exerci o ofício de alfaiate, casei-me em 1952 com uma linda mulher de nome Dirce Carvalho, que passou a assinar Martins! Mercê de Deus,vivemos juntos por sessenta anos, quando em Dezembro de 2008 ela retornou ao Plano Espiritual... tivemos três filhos, sete netos... e dois bisnetos que ela não chegou a conhecer...Usei desse histórico, para contar-lhes que, a cidade de Guapiara fica na rota do "Bolinho de frango capotado do Gramadinho" e tivemos contato com o Senhor Odilon e seus familiares durante os anos que residimos em Guapiara, então Município até o ano de 1978.

    ResponderExcluir